Um Acidente Quase Desconhecido em Viracopos EP. 846

Aconteceu no aeroporto de Viracopos em 1961, um acidente que pouca gente sabe. E foi com um Comet. Senta que lá vem história.

O primeiro avião a jato da empresa argentina e também o primeiro a operar na América do Sul foi recebido em março de 1959 com o prefixo LV- AHN batizado de “Las Tres Marias”.
Os Comets eram utilizados nas rotas internacionais da empresa ligando a Argentina à America do Sul, Europa e Estados Unidos reduzindo o tempo de viagem a menos da metade do que era feito pelos aviões anteriores.
Porém toda essa modernidade veio junto com um problema na empresa, a formação do seu pessoal durante o processo de introdução do Comet em serviço.
Os cursos realizados na Argentina e no Servicing School, da De Havilland, em Hatfield, na Inglaterra e também os voos de adaptação ao equipamento e treinamento em rota, às quais cada piloto foi submetido, foram realizados em um período de tempo muito curto e não foram suficientes para que os pilotos argentinos pudessem operar convenientemente e com a segurança necessária, um avião tão diferentes dos antigos DC-6 com os quais estavam acostumados a voar.
Em pouco mais de 6 meses, a empresa já havia sofrido dois acidentes com a perda total dos Comets.

✅ Gostou desse vídeo?
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

OBRIGADO POR ASSISTIR LITO SOUSA EM MAIS UM VÍDEO DO AVIÕES E MÚSICAS
Lito Sousa é mecânico de uma grande cia aérea há mais de 35 anos e agora piloto formado trabalhando desde 1986 com aviões comerciais. Como um amante da boa música, Lito Sousa criou o seu canal do YouTube para compartilhar com mais pessoas a paixão por aviões e também música.
Todos os dados e conteúdos deste vídeo são escritos e revisados por Lito Sousa além de toda equipe do canal Aviões e Músicas para que o melhor conteúdo possível chegue para você. Não deixe de seguir o Lito Sousa também nas outras redes sociais.

✍️ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
✈ O Canal Aviões e Músicas foi feito para descomplicar a aviação e complementar as informações do blog http://www.avioesemusicas.com

✈ Seja Membro do Canal Aviões e Músicas: http://bit.ly/ApoiarCanal
✈ Loja do Aviões e Músicas: http://bit.ly/LojinhaAeM
✈ Livro do Lito Sousa: http://bit.ly/livrosDoLito
✈ Contato Comercial: [email protected]
✈ Escreva para o Aviões e Músicas: Caixa Postal 3008
CEP 07190-972 – Guarulhos/SP

Mídia Social
✈ Twitter: @avioesemusicas
✈ Instagram: avioesemusicas
✈ Facebook: http://facebook.com/avioesemusicas

✈ Faça parte do único clube de assinaturas sobre aviação: https://www.aerobook.club/

✈ Apresentação e adaptação: Lito Sousa
✈ Produção executiva e direção geral: Mila Seidl
✈ Produção e captação: Ana Beatriz Reis
✈ Edição e finalização: Marco Hartmann
✈ Roteiro:
✈ Marketing digital: Bruno Triaquim e Larissa Alves
✈ Vinheta de abertura: Maurício Duarte / Ivo Duran (@ivoduran)
✈ Motion graphic: Sergio Marques

(Visited 1 times, 1 visits today)

You might be interested in

Comment (488)

  1. Meu sogro na época desse acidente fazia fotos para um jornal da cidade e fez fotos do mesmo. Me contou esse fato várias vezes, mas até hoje não tinha achado nada para confirmar a história (estava achando que poderia ser conversa dele… Kkkk). Obrigado Lito pela matéria, vou mostrar pra ele…

  2. Lito, td bem? Sou de Bauru SP, me recordo quando criança de um acidente de um fokker 50 no aeroclube que caiu dentro da cidade apos arremeter, me lembro de ver o avião encaixado dentro de um terreno baldio não sei se por sorte ou pericia do piloto, infelizmente não foi o suficiente para evitar vitimas fatais, até hj não tem muitas informações a respeito do motivo da queda, seria esclarecedor um video a respeito desse acidente. Grande Abraço…

  3. Morria de medo de avião. Achava que bastava um botão errado e caía. kkkkkk Eu vi o Lito no Domingão com Hulk, infelizmente pra falar da possível causa do acidente com avião que levava Marília.
    Adorei a forma como ele abordou o assunto, muito sagaz e delicado ao mesmo tempo. Corri pro youtube, achei o canal… maratonei os vídeos! Morria de medo de avião, agora to apaixonada pela aviação!

    Belíssimo trabalho Lito. Virei fã.

  4. Lito sou de Bauru terras de grandes nomes da nossa aviação e aqui sei de uma história de quando foi inaugurado o aeroclube em 1939 logo no primeiro dia um piloto que fazia acrobacias caiu e morreu … no aeroclube também fica uma base aérea da marinha 😅 Bauru terra do Sr Ozires Silva e nosso ministro astronauta marcos pontes , pele passou a infância dele aqui em Bauru e o apelido aqui também se não me engano kkk fora nosso ator mais famoso de Bauru Edson celulari … não nasci aqui em Bauru mais não saio daqui dessa cidade nunca mais !!!

  5. Olá! Incrível seus! Vídeos! Só uma coisa: seria interessante se você falasse sobre a se sensação dos passageiros em determidas situações sempre fico na dúvida se o passageiro percebe algo em alguma manobra, se algo está errado ou saindo do controle.
    Se alguém alguém tbm pensa nosso deixa like aqui!! Sucesso!❤

  6. Pessoal, vamos convencer o Lito a fazer o " Voando com o Lito" , num domingo saindo pela manhã e retornando pós almoço, tudo em esquema de sorteio e alguns ( em sorteio especial) com direito a um acompanhante. O Lito vê as possibilidades para o voo e o almoço e etc cada um paga o seu. E aí galera?! ✈🌍🍛🍾🥰

  7. Lito, faz a análise de um acidente ocorrido no IPSEP, no Recife/PE nos anos 90. Até hj chama-se a praça onde o avião caiu de "A praça que caiu o aviao". É muito interessante esse caso

  8. Neste mesmo local próximo do Viracopos se acidentou um lier Jet nos anos 70 tentando pousar em viracopos. Exatamente no mesmo local, ele explodiu também.

  9. Quem diria, os Comets tinham sistema semelhante ao "dual rate" de aeromodelos radiocomandados, nos quais a sensibilidade dos profundores (e ailerons, no caso dos aeromodelos) pode ser modificada pelo piloto durante o voo.

  10. Lito, Alex de Campinas SP, vc menciona cabeceira 32, mais não seria cabeceira 33? Pois é desse forma que fazendo a identificação no aeroporto sobre essa cabeceira! No demais, muito obrigado pelo belicismo trabalho.

  11. Como sempre, ótimo video. Só faltou dizer que depois das investigações dos acidentes com os primeiros Comets, o problema (das janelas quadradas+pressurização) foram resolvidos no Comet-4.

  12. No inicio dos aviões comerciais a jato muita gente tinha um certo receio de voar nesses aviões sem hélices ,já hoje em dia sendo normal vc ver os jatos comerciais,muita gente ainda tem um certo receio de voar em avião com hélices. (10:39 No Jornal da época fala que Zeno Meningite,preso em São Paulo : 106 anos de prisão para cumprir,será que ele foi solto antes ou ele morreu na cadeia?)

  13. Se Alemanha e Japão tivesse se segurado até ficar em plena capacidade, o mundo tava lascado, mas acredito que os cientistas sabotaram muita coisa como Heisenberg e a bomba atômica

  14. Eu queria saber quem é o pau no C# que dá deslike em um vídeo tão bem montado e com tantas informações iguais aos seus. Tem que ser muito fdp mesmo.
    Parabéns pelos excelentes vídeos! Faz um vídeo falando do porque de tanta turbulência quando um vôo vai sentindo México, Panamá, República dominicana, etc… Fui três vezes para o caribe e sofri muito com isso 😭

  15. eu fui ontem no local da queda desse aviao 20 min da minha casa ate o local
    Perto do local tem um cemitério que nois chama de cemitério dos alemão

  16. Está fazendo 60 anos do acidente…
    No local, tem o Cemitério dos Alemães, com esse nome pois a maioria dos mortos e enterrados lá, serem dessa nacionalidade. Mas se não me engano, tem mais pessoas enterradas lá, que não estavam no voo, evidentemente.

  17. Tio capellato estava perto do local fazendo o levantamento de frutas para o Ceará, ele dizia que fi um barulho estrondoso, com o avião vindo baixo e batendo nas árvores, os eucaliptos eram velhos com aproximadamente 50 anos,,enormes segundo ele. quando els chegaram por no local , havia malas, roupas e pessoas pendurado nos eucaliptos como se fosse espetinho . Foi um evento catastrófico.
    O aeroporto foi aberto na revolução de 32 para ajudar na revolução. Tio João. Participou ativamente da limpeza da barba de bode no local e levaram muitas bombas dos vermelhinhos.
    Boa lembrança litro

  18. Considerando que cada acidente ajuda aumentar a segurança o negocio é não estar nesse acidente pra poder aproveitar a segurança futuramente,portanto continuo com medo de usar o transporte aereo,vai que na minha vez vou estar num desses voos que servem de cobaia ?!?!?! Comet,Electra,Boeing max e outros cairam pros fabricantes correrem atras do prejuizo,e quem caiu junto? Não era pra ter medo ?

  19. Tem esse nome porque todo mundo da região do aeroporto e os funcionários não param de beber nunca. Vendem todo tipo de bebidas e pingas no aeroporto e quando você entra no avião a primeira coisa que te servem é uma garrafa de 51, outra de jurubeba e torresmo.

  20. Viracopos é, na maioria dos passageiros e tripulações de empresas aéreas o aeroporto mais seguro para se pousar e decolar no Brasil, tanto que esse acidente com o Comet da Aerolíneas Argentinas é comentado nos cursos de MMA .

  21. Valeu Lito eu soube desse acidente por por moradores antigos da região , e algum tempo atrás eu fiz um pedido Aki no canal pra vc contar esse acontecido, só para esclarecer o cemitério dos alemão existe devido ter uma colônia alemã na região.

LEAVE YOUR COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *